Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental (CBO 2313-05): Imagine alguém capaz de transformar números e fórmulas em aventuras diárias para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de ciências exatas e naturais do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais desempenham seu papel em uma variedade de ambientes, desde escolas tradicionais até ONGs, lidando com alunos de diferentes idades e fundos culturais. Eles enfrentam desafios como horários variáveis e, às vezes, espaços de trabalho improvisados, mas o prazer de ver os olhos dos alunos brilharem ao entender um conceito novo compensa tudo.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Manaus (AM), foram levantados 6,792 profissionais que atuam como Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,630.67 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,503.60, enquanto a mediana fica em R$ 4,630.67, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,632.66. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,763.37, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de ciências exatas e naturais do ensino fundamental em Manaus (AM) têm uma remuneração que, embora variável, tende a ser considerada confortável no contexto brasileiro, especialmente acima de R$ 5,000.00. No entanto, a maioria dos profissionais encontra-se em uma faixa salarial que pode ser vista como modesta. Ainda assim, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, oferecendo oportunidades para melhorias salariais com o tempo e experiência.
As contratações de professores de ciências exatas e naturais do ensino fundamental em Manaus até julho de 2025 mostram um saldo de apenas 1, representando uma queda de 7 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 8. Essa redução sugere que houve um arrefecimento na demanda por esses profissionais na região, comparado ao ano anterior.
Na cidade, a educação infantil, especialmente a pré-escola, tem sido o setor que mais contribui para as contratações, com um saldo de 6. Logo atrás, o ensino médio também tem se destacado, com um saldo positivo de 1. Por outro lado, setores como atividades de associações de defesa de direitos sociais, educação infantil em creches e ensino fundamental apresentaram resultados negativos, com saldos de -1, -2 e -3, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.