Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Alagoas (Estado), foram levantados 2,438 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,531.73 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,916.67, enquanto a mediana fica em R$ 2,531.73, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,717.19. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,887.71, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil em Alagoas tende a ser vista como baixa a moderada no contexto nacional, com a maioria dos salários situados abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e desenvolvimento contínuo, os professores podem alavancar suas carreiras para alcançar remunerações mais elevadas.
Em Alagoas, o mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) registrou um saldo de contratações de 6 até julho de 2025, representando uma redução de 11 em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 17. Essa diminuição sugere que houve um arrefecimento no ritmo de contratações, embora ainda se mantenha um saldo positivo.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, as creches, que adicionaram 8 novos postos de trabalho. Logo atrás, as pré-escolas somaram 4 vagas. As atividades de apoio à gestão de saúde também se destacaram, com 3 novas posições. Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente e o ensino de idiomas completam a lista, com 1 e 0 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.